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Histórico do Mercadomóveis 


1978-1994

example5Em março de 78 abre as portas o Mercado de Móveis Ponta Grossa. Sim, este era o nome de batismo da primeira loja do Grupo MM. Conhecida até hoje como “Matriz”, a primeira loja foi aberta em frente a rodoviária da cidade com o objetivo de vender para consumidores que muitas vezes eram rejeitados por redes de lojas como Hermes Macedo, Prosdócimo e Arapuã. Desta forma, a empresa já nasce com o propósito que hoje ainda faz parte das diretrizes do grupo, que é a simplicidade, atendimento de forma indiscriminada e valorização e respeito aos consumidores.
Após um crescimento discreto voltado para o interior e em pequenas cidades (09 lojas), em 1994 há uma separação societária e Jeroslau Pauliki, com a ajuda de sua família, dão início a uma fase de expansão, profissionalização e modernização da pequena rede.

 

1995-1999

 

Com uma gestão eficiente, muitas vezes fundamentada pelo “tino comercial” de seus gestores e com o início do Plano Real, que aqueceu todos os setores da economia - principalmente entre 94 a 97 - o Mercadomóveis deu um salto em vendas e sua expansão foi acelerada, inclusive inaugurando sua CDAM (Central de Distribuição e Administração) no bairro da Ronda em Ponta Grossa...
Mas no final de 1998 uma crise financeira abateu-se sobre o mercado brasileiro. Inclusive diversas redes ficaram no caminho, pois com as vendas em evidência, pouco se fazia na gestão dos recursos. Na empresa não foi diferente. A inadimplência ameaçava explodir e a gestão não tinha ferramentas eficazes de controle, principalmente sobre as margens praticadas e o levantamento de resultados de cada loja. Visando uma gestão profissionalizada, no final de 1999 deu-se início ao primeiro Planejamento Estratégico da empresa.

 

 

 

2000-2003

Com o Lançamento do “Projeto Engrenagem” a empresa começa a ter um direcionamento baseado em uma cultura organizacional, onde a missão, visão, valores, diretrizes e metas estavam sendo apresentados a todos os colaboradores. Nesta fase a empresa começa a focar em seus resultados, e não somente nas vendas. Com a introdução de diversas ferramentas de gestão como Planejamento Estratégico, Controle de CMV (Custo da Mercadoria Vendida), Controladoria, Centro de Custos por loja, etc, a empresa começa a sentir um crescimento sustentável a uma taxa de 20% a.a. em receitas e número de lojas e começa a despontar no cenário paranaense como uma empresa organizada e com ações comerciais criativas e dinâmicas. Em 2003 a MM Mercadomóveis completava 25 anos e contava com 34 lojas. O fato lamentável deste período foi a perda irreparável de seu Diretor Comercial, Levi Soares dos Santos que durante seus anos de trabalho foi uma das peças fundamentais para construir as bases do que são hoje as diretrizes do Grupo MM.

 

2004-2007

Este período foi marcado pela maior evolução organizacional que a empresa passou. Suas vendas e suas lojas praticamente triplicaram e a gama de produtos e serviços aumentaram significativamente. Para dar vazão a todo este crescimento, a empresa passou por um processo de reestruturação silenciosa. Diversos departamentos foram criados como RH, Jurídico, DDN, Gerência Regional, Supervisão de Vendas, Apoio a Controladoria (A.C's), etc, além da criação da Holding Incorpore e da Agência Olé Propaganda e Publicidade que vai dar o suporte de marketing para todas as ações comerciais da empresa. Em 2005 a empresa começa a ser divulgada como Lojas MM Mercadomóveis e um mascote foi criado, a Xicória, que conquistou o coração das crianças e dos consumidores em geral.
Várias ferramentas de gestão foram incrementadas ao setor administrativo e comercial como Planejamento Estratégico em BSC(Balanced Score Card) Comissões por Níveis, Balanço Orçamentário/RTD, etc. Também foram desenvolvidos diversos Cursos e Aperfeiçoamentos, Informativos, Benefícios, Incentivos e Balanço Social que podem ser vistos nas páginas a seguir.

 

2010 - 2012

O Grupo MM continua focado na rentabilidade de suas operações. Com a criação de novos departamentos como a Gerência de Operações Comerciais, Gerência de Vendas Segmentadas (Novos Canais), a valorização dos clientes ativos (Cliente Diamante), Programa de Cargos, Carreira, Salários e Distribuição de Resultados e sua mídia regional e direta (mkt Direto) a empresa estará atingindo suas metas de rentabilidade, seja pelo aumento de suas receitas, mas principalmente na gestão profissional de seus gestores.
Com a criação do Conselho Familiar e Conselho Administrativo, a MM valoriza a transparência de suas ações e dá um passo importante na busca da Governança Corporativa. E com a ampliação do Centro Administrativo e de Distribuição (CDAM), a construção do Centro de Desenvolvimento Mercadomóveis (CDM) e a entrada em Santa Catarina, o Grupo MM caminha, aliado ao atendimento profissional que encanta pela alegria e simplicidade, ultrapassando fronteiras e se firmando como a Gigantes do Sul do Brasil!

 

2011-2014

 

O Grupo MM inicia mais uma fase da revolução silenciosa, que colocará em prática novas ideias e ferramentas de gestão que estarão dando o suporte necessário para que a expansão da rede seja feita de forma dinamica mas com os pés no chão.
A Gigante do Sul do Brasil abrirá novas filiais, ampliando a participação nesses estados, dando continuidade ao seu planejamento de expansão que chegará em 2014 a marca de 1.1 Bilhão de reais em faturamento. Esta é a gestão à vista por metas e indicadores que garantem às Lojas MM, estar entre as maiores redes varejistas com sede no Sul do país e que comprova a sua liderança no Paraná e mostra a sua solidez no mercado catarinense e o início do avanço no mercado paulista. Desta forma a Família MM anda lado a lado com o crescimento que o Brasil atravessa, prezando pelo desenvolvimento econômico que gera o desenvolvimento social, tornando-se assim uma empresa sustentável e pronta para esta década que apenas está começando.

 

 

 

Negócio:

Soluções adequadas para vida e lar.

 

Missão:

Atendimento profissional que encanta pela alegria e simplicidade.

 

Visão:

Ser uma das melhores redes de varejo do Brasil com uma gestão profissionalizada, orientada ao resultado, com foco no cliente e desenvolvimento de pessoas.

 

Princípios:

 

Lucratividade Sustentável

Nada substitui o lucro. Ter dor de dono.

Toda despesa deve gerar uma receita.

A maneira mais fácil de ganhar é parar de perder.

 

Gestão de resultado

Modelo e método de gestão MM.

Atuar na solução das causas e não dos problemas.

 

Cliente Satisfeito

Oferecer soluções e atendimento de forma profissional e indiscriminada a todos os clientes e fornecedores.

 

Simples na aparência, mas não na essência

Foco em planejamento e gestão sem perder a humildade e a simplicidade.

 

Integração

Sozinhos somos fortes, juntos somos imbatíveis.

 

Produtividade

Faça certo da primeira vez!

Fazer mais com menos.

Foco em otimização e priorização, menos é mais.

 

Simplificação

Desburocratização e automatização de processos.

 

Disciplina

Para políticas e regulamentos você tem o direito de discordar, mas o dever de cumprir.

 

Comunicação aberta

Gestão portas abertas para ideias e sugestões.

 

Atitude

Faça o que tem que ser feito, não espere que lhe peçam!

 

Inovação

Espírito empreendedor e criativo no ambiente de trabalho. Inovar não é só criar, mas também ter coragem para copiar.

 

Ética e Integridade

Liderar é bater metas de forma certa através da equipe.

Conduta ética e moral perante a sociedade onde atuamos.

Tolerância zero para fraudes.

 

Feedback

Valorização e respeito aos colaboradores.

 

Atualização

O conhecimento caminha, caminhe em direção a ele.

A informação traz conhecimento, conhecimento é poder.